Enquadramento

Em 2022, assinala-se o Ano Europeu da Juventude. Este tema foi proposto pela Comissão Europeia e foi aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia (UE), em dezembro de 2021.


As pessoas jovens passaram por grandes dificuldades durante a pandemia de COVID-19, pelo que o Ano Europeu da Juventude procurará colocar em evidência a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor – mais ecológico, mais inclusivo e digital.

Este Ano Europeu deverá desencadear um processo de reflexão sobre o futuro da juventude e promover a sua participação ativa na construção do futuro da Europa, integrando as suas políticas. Deverá ainda:

Em suma, a participação ativa dos jovens nos processos democráticos é crucial para o presente e para o futuro da Europa e das suas sociedades democráticas.

Os objetivos do Ano Europeu da Juventude 2022 são:

Os objetivos mencionados poderão ser atingidos através de:

Apoio a outras atividades suscetíveis de contribuir para os objetivos do Ano Europeu.


Comité Diretor do Ano Europeu da Juventude

O Comité Diretor do Ano Europeu da Juventude, coordenado pelo IPDJ, tem por missão promover as comemorações em Portugal e é constituído pelas seguintes entidades:

Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, Associação Nacional de Freguesias, Associação Nacional de Municípios Portugueses, Conselho Nacional de Juventude, Direção Regional da Juventude dos Açores, Direção Regional de Juventude da Madeira, Federação Nacional das Associações Juvenis e MOVIJOVEM – Mobilidade Juvenil.