Ano Europeu da Juventude candidato ao «European Ombudsman ‘Award for Good Administration’ 2023»

O «Ano Europeu da Juventude» é um dos 57 projetos nomeados a nível europeu para o «Prémio do Provedor de Justiça Europeu para a Boa Administração»

O projeto «Ano Europeu da Juventude – colocar os jovens no centro das atenções» foi inserido na categoria Excelência em entrega orientada para o cidadão.

Resumidamente, o ano de 2022 foi designado, pela Comissão Europeia e pelo Parlamento Europeu, como Ano Europeu da Juventude (EYY) enquanto forma de agradecer aos e às jovens europeus pelos seus sacrifícios durante o difícil período da COVID-19 e como uma oportunidade para lhes oferecer uma perspetiva positiva. No início de 2023, a campanha alcançou no total mais de 171 milhões de europeus através das redes sociais. Mais de 12 500 atividades em mais de 70 países foram registadas no mapa interativo da página inicial da EYY. Houve também mais de 100 iniciativas políticas da Comissão dirigidas aos e às jovens.

Tratou-se de uma iniciativa da Comissão Europeia – Direção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura (DG EAC) – Unidade B.3 – Gabinete Juventude, Voluntariado Solidário e Estágios, dinamizada em Portugal com a coordenação do IPDJ.

Ao todo, estão a votação 57 projetos, que foram incluídos nas categorias:

  • Excelência em administração aberta
  • Excelência em diversidade e inclusão
  • Excelência em comunicação
  • Excelência em inovação
  • Excelência na entrega orientada para o cidadão

A Provedora de Justiça Europeia, Emily O’Reilly, irá selecionar os vencedores e anunciá-los numa cerimónia especial a 28 de junho de 2023.

Até lá, pode votar na aqui. O Ano Europeu da Juventude aparece no elenco dos projetos a votação com o número 12.

A cerimónia de premiação contará com uma palestra de Roberta Metsola, Presidente do Parlamento Europeu, e será moderada por Shada Islam.

No dia, o evento será transmitido online.

Atualizado em: 12/05/2023