O ano de 2022 foi o Ano Europeu da Juventude (AEJ), tema proposto pela Comissão Europeia e aprovado pelo Conselho da União Europeia e pelo Parlamento Europeu. Dada a amplitude e diversidade europeia, as instâncias comunitárias deram aos Estados-membros a oportunidade de prolongaram as atividades do AEJ até ao primeiro semestre de 2023.
Em Portugal, no contexto do Comité Diretor, a coordenação nacional foi assumida pelo IPDJ, na pessoa de Carlos Manuel Alves Pereira, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ.
No âmbito do calendário das várias iniciativas realizadas em todo o país, incluindo as Regiões Autónomas, encerraram a 31 de dezembro de 2022 as candidaturas aos três Prémios Ano Europeu da Juventude:
- Prémio Criarte (direcionado a jovens dos 12 aos 25 anos);
- Prémio Europa para Ti (dirigido a Associações de Jovens) e
- Prémio Investigação (jovens até aos 30 anos).
No global, foram recebidas cerca de 299 candidaturas (Prémio Criarte: 207; Prémio Europa para Ti: 59 e Prémio Investigação: 33).
O anúncio dos/as vencedores/as será realizado durante o mês de fevereiro, através do site do Ano Europeu da Juventude 2022 e nos meios de divulgação do IPDJ, nomeadamente, através do Portal IPDJ e redes sociais institucionais, assim como nas páginas oficiais das entidades parceiras e nos seus canais de divulgação.
O encerramento nacional do Ano Europeu da Juventude ocorrerá no dia 26 de fevereiro de 2023, em Guimarães, no contexto do Encontro Nacional de Juventude.
Acompanha-nos, brevemente disponibilizaremos informação sobre o evento de encerramento, em Guimarães.
Aceda aqui ao programa.