A campanha que pretende fazer ouvir as vozes dos/as jovens nos processos de tomada de decisão política

A The Body Shop e a equipa da enviada do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Juventude estão a colaborar para amplificar a voz dos jovens e aumentar a sua participação e representatividade na vida pública.

Em Portugal, a The Body Shop uniu-se ao Movimento Transformers, um movimento nacional com a missão de aumentar o envolvimento cívico e social da sociedade civil em Portugal e no mundo, para promover a campanha. Durante o primeiro ano da campanha, e através do Movimento Transformers, irão realizar-se um conjunto de workshops para cocriar toda a narrativa e estabelecer bases sólidas, tendo em conta o ponto de vista de diferentes coletivos jovens. A campanha prolonga-se até meados de 2025.

Esta campanha procura gerar mudanças estruturais, a longo prazo, em relação à tomada decisões, para que os jovens possam desempenhar um papel mais determinante.

O início da campanha coincide com a publicação do relatório conjunto “Be Seen Be Heard: Compreender a participação política dos jovens”. O relatório é um retrato para compreender os preconceitos e as barreiras estruturais que impedem os/as jovens de participar na vida pública, a par de recomendações para abordar estes desafios e melhorar o mundo. Inclui os resultados do maior questionário realizado pela The Body Shop, em dezembro de 2021, que contou com a participação de 26 países e 27 043 pessoas no total, das quais metade eram menores de 30 anos.

Os resultados do questionário revelaram que 76% dos/as jovens, a nível global, sente que os/ representantes políticos não os/as ouvem. Oito em cada 10 pessoas em todo o mundo acreditam que os sistemas políticos precisam de reformas drásticas para se prepararem para o futuro e 75% dos/as inquiridos/as afirma que os políticos “não são de confiança”.

Conheça o relatório “Be Seen Be Heard: Compreender a participação política dos jovens” aqui

Atualizado em: 04/08/2022