A União Europeia apoia a Ucrânia e o seu povo

Declaração da Comissária Mariya Gabriel sobre estudantes, jovens e comunidade educativa

A Comissária Europeia responsável pela área da juventude, Mariya Gabriel, emitiu no passado dia 4 de março este comunicado, em solidariedade com a Ucrânia, o povo ucraniano e os/as jovens ucranianos/as em particular.

«A agressão militar russa contra a Ucrânia é um ato de guerra e constitui uma violação do direito internacional, comprometendo a segurança e a estabilidade europeias e mundiais.

Nós, a União Europeia, apoiamos a Ucrânia e o seu povo.

Graças aos nossos intercâmbios de estudantes Erasmus+ e aos voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade, temos vindo a promover a compreensão e a solidariedade entre as pessoas de todos os países e de todas as origens.

Os jovens ucranianos têm trabalhado continuamente para um futuro melhor, que está agora em risco.

Estamos determinados a apoiar estudantes, jovens, professores e educadores ucranianos nestes tempos extremamente difíceis com as seguintes medidas.

Em primeiro lugar, pedi o maior nível de flexibilidade na execução dos projetos Erasmus+ destinados aos estudantes ucranianos e ao pessoal do ensino superior. As agências nacionais Erasmus podem aplicar a cláusula de força maior às atividades de mobilidade internacional de crédito realizadas na Ucrânia e na Rússia. Tal permitirá que os beneficiários cancelem, adiem ou desloquem as atividades planeadas da forma mais flexível.

Em segundo lugar, as agências nacionais Erasmus e as organizações participantes foram instruídas a contactar participantes individuais, estando atualmente na Ucrânia ou na Rússia a planear sair para estes países nas próximas semanas para explorar as opções disponíveis.

Em terceiro lugar, os estudantes ucranianos no estrangeiro receberão apoio adaptado às suas necessidades e a sua segurança será. garantida.

Agradeço a todos os jovens da Ucrânia o seu empenho nestes tempos mais difíceis e encorajo todos os que podem apoiar a Ucrânia de todas as formas possíveis.»

Atualizado em: 07/03/2022