IPDJ com o AEJ no ACANAC 2022 – 24.º Acampamento Nacional do Corpo Nacional de Escutas, em Idanha-a-Nova

O teu IPDJ vai estar com o Ano Europeu da Juventude no 24.º ACANAC, com muita informação, animação e interação com cerca de 18 500 jovens de várias latitudes.

As terras de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, vão ser «invadidas» por 18 500 escuteiros/as, no ACANAC 2022 – 24.º Acampamento Nacional do CNE, de 1 a 7 de agosto.

No Monte Trigo, decorre o acampamento principal, que possui uma área de 79 hectares. Existem também dois outros pequenos acampamentos nas margens da Barragem Marechal Carmona, em Idanha-a-Nova, e junto à Barragem da Toulica, na Zebreira.

Para além dos/as escuteiros/as nacionais, serão recebidos/as escuteiros/as de 24 outras nacionalidades, entre os quais 50 ucranianos/as.

O acampamento terá uma zona central, onde decorrem exposições de vários parceiros, bem como de todas as 20 regiões que compõem o Corpo Nacional de Escutas. Terá ainda: um Campo Náutico, um Campo Aventura, dois supermercados com 1000m2 cada e dois refeitórios, com capacidade para 60 mil refeições e seis bares. 

O Instituto Português do Desporto e Juventude vai estar presente e convida todos/as os/as escuteiros/as a visitar um stand jovem e dinâmico, com muitas surpresas e dedicado ao Ano Europeu da Juventude (AEJ).

Serão muitas as atividades, aventuras, e aprendizagens que vão ser vividas pelos/as jovens escuteiros/as, bem como o contacto com património cultural e natural de Idanha-a-Nova e com as suas gentes.

Os escuteiros dividem-se em seções, por faixas etárias – Lobitos (6 aos 10 anos), Exploradores (10 aos 14 anos), Pioneiros (15 aos 18), e os jovens adultos são os Caminheiros (dos 18 aos 23 anos).  No ACANAC vão viver com as suas equipas, dentro dessas seções, com atividades organizadas e coordenadas de acordo com as suas faixas etárias e os temas que costumam trabalhar.

A cada quatro anos, o ACANAC reúne escuteiros de todas as regiões de Portugal e de vários países para, durante uma semana, partilharem experiências, aprendizagens e atividades na comunidade. 

Participa, visita-nos e interage connosco! Sabe como o AEJ pode ser importante para perceberes como a União Europeia, os seus valores, as suas intituições e oportunidades, podem contribuir para o teu futuro. O lema do AEJ é: «mais verde, mais inclusivo, mais digital».

Atualizado em: 29/07/2022