Carlos Manuel Pereira, Coordenador em Portugal do Ano Europeu da Juventude, esteve no «European Youth Energy Forum»

Juntar os diferentes agentes do sector energético, envolver a juventude e dar-lhes voz é o grande objetivo do primeiro European Youth Energy Forum | Fórum Europeu de Energia da Juventude, que decore entre 19 e 23 de novembro e traz a Lisboa cerca 50 jovens de 20 países europeus.


O evento, organizado pela European Youth Energy Network, conta com painéis de discussão sobre o setor energético e vai culminar com a apresentação de um position paper sobre o papel dos jovens na transição energética Europeia. O fórum acontece durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorre até 27 de novembro.

Carlos Manuel Pereira, Coordenador em Portugal do Ano Europeu da Juventude, e Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., marcou presença na sessão de abertura desta iniciativa. Com uma intervenção que realçou a longa tradição de Portugal em matérias de participação juvenil, a importância de integrar a perspetiva da juventude em todos os setores da nossa sociedade, a oferta programática disponibilizada pelo IPDJ, que, para além dos programas de apoio às ações e atividades das associações juvenis portuguesas, conta também com programas de proteção ambiental e sustentabilidade.

Abordou igualmente as iniciativas desenvolvidas em Portugal no âmbito do Ano Europeu da Juventude. O IPDJ e seus parceiros têm promovido várias iniciativas que envolvem a participação dos jovens, onde a crise energética tem sido um dos temas abordados. Uma prova viva desta ação está nas mais de 40 atividades relativas às alterações climáticas e ao ambiente organizadas durante este Ano Europeu da Juventude pelas organizações juvenis.

A Universidade da Madeira, por exemplo, organizou no início deste ano um debate sobre a Valorização dos resíduos sólidos urbanos para produzir energia verde.

No âmbito das Jornadas Energéticas Sustentáveis da Semana Europeia da Energia Sustentável 2022, Portugal acolheu o Digital with Purpose Global Summit 2022, que discutiu o papel que as soluções digitais têm na aceleração da transição energética, e o workshop sobre Energia Solar, promovido pelo Afurada Living Lab, introduziu novos conceitos de produção e gestão de energia sustentável, novas perceções sobre ineficiências energéticas, e novas práticas que conduzem a um uso mais racional da energia.
O Coordenador do Ano Europeu da Juventude, referiu também que A participação dos jovens nas nossas sociedades democráticas é uma das principais prioridades assumidas por Portugal, a nível nacional e europeu.

Carlos Manuel Pereira salientou ainda que as conclusões do Conselho da UE, aprovadas pela Presidência portuguesa sobre o reforço da governação a vários níveis, promovem a participação dos e das jovens nos processos de tomada de decisão, reconhecem que os jovens se expressam em muitos e diversos formatos e contextos geográficos e, como tal, constituem a base em que assenta a representação e participação dos jovens.

Em Portugal, o processo de formulação das políticas juvenis é um exemplo significativo dos conceitos de cocriação e cogestão. O Plano Nacional para a Juventude resulta também de um amplo processo de consulta com jovens e com os principais intervenientes no setor.

Carlos Manuel Pereira afirmou, a propósito, que Os jovens são afetados por questões intersectoriais relacionadas com a agenda política global, pelo que é vital envolvê-los e associá-los na procura de respostas aos desafios sociais, ambientais, digitais, económicos, culturais e políticos, a fim de fomentar o princípio democrático da representação.

Não perca a oportunidade, conheça o programa, inscreva-se nos painéis de debate e/ou assista em direto ao European Youth Energy Forum, aqui.

Atualizado em: 21/11/2022