Comissão Europeia celebra os 12 vencedores da European Heritage Label sites

Nos dias 13 e 14 de junho decorreu a Cerimónia de Entrega de Prémios da Marca do Património Europeu 2022, que celebra os doze locais selecionados em 2021. Durante o evento de dois dias que celebra os locais que desempenharam um papel significativo na história e cultura da Europa e na construção do União Europeia, Mariya Gabriel, Comissária da Educação, Juventude, Desporto e Cultura, abriu a cerimónia pública e, no âmbito do Ano Europeu da Juventude, um debate que abordou o papel que os jovens podem desempenhar na proteção do património cultural da UE e história compartilhada. Antes da cerimónia, a Comissária afirmou: “O património cultural é a alma da Europa. É uma expressão da nossa identidade europeia, molda a nossa vida coletiva e o nosso futuro. Hoje, mais do que nunca, ela precisa ser protegida e reconhecida. Estou muito satisfeita pelos doze locais vencedores e encorajo todos os cidadãos europeus a visitá-los e experimentar o seu valor cultural em primeira mão.”

2022 marca também o 10.º aniversário da Marca do Património Europeu e, nesta ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com decisores políticos, especialistas e partes interessadas.

O Concurso Marca do Património Europeu (European Heritage Label sites) é uma iniciativa da Comissão Europeia para melhorar o conhecimento da história, do património e dos valores europeus comuns. O objetivo deste prémio é enfatizar e reforçar o sentimento de pertença à União entre todos os cidadãos europeus, especialmente os jovens.

Desde 2013, os locais são selecionados pelo seu valor simbólico, pelo papel que desempenharam na história europeia e pelas atividades que oferecem. Estes sítios aproximam a União Europeia dos seus cidadãos.

Atualizado em: 14/06/2022