Integrada no Ano Europeu da Juventude, a Conferência Recuperação do Trabalho com Jovens reunirá políticas, práticas e pesquisas e discutirá os efeitos da pandemia e crise do coronavírus no campo do trabalho com jovens (e seus respetivos atores) em toda a Europa.
O evento acontecerá de 13 a 16 de junho de 2022, em Helsínquia, Finlândia, terá a duração aproximada de dois dias e meio, com chegada e início ao final da tarde do dia 13 de junho e término no dia 15 de junho à noite (saída no dia 16).
Tem como objetivo principal explorar as evidências sobre as necessidades de apoio à animação juvenil na Europa, por um lado, e as opções de apoio disponíveis para a animação juvenil na Europa, por outro. Pretende-se pois identificar lacunas nas medidas de apoio já existentes, bem como mecanismos específicos e concretos necessários (além dos existentes).
Outros objetivos da conferência:
- discutir o papel dos programas europeus de juventude no reforço do apoio pós-pandemia no trabalho com jovens;
- formular recomendações de ação claras para os atores relevantes sobre como melhorar, fortalecer e ampliar o apoio pós-pandemia e o desenvolvimento do trabalho com jovens em toda a Europa.
Como sequência desta conferência, está prevista a dinamização de um dia, em setembro, em que as recomendações para a recuperação da animação juvenil sejam divulgadas e discutidas a nível europeu, nacional e regional. Além disso, as delegações nacionais e as partes interessadas europeias são incentivadas a desenvolver abordagens estratégicas e atividades concretas nos seus contextos.
Participantes
A Conferência Recuperação do Trabalho com Jovens procura envolver e convidar vários atores e partes interessadas do setor europeu do trabalho jovem da prática, política e pesquisa.
Os/as participantes da conferência devem estar já a trabalhar na conceção e desenvolvimento desta área, ou envolvidos na implementação de programas de recuperação para o trabalho com jovens, de maneira a poderem contribuir significativamente para a conferência, seja do ponto de vista da política, da prática, da programação e/ou pesquisa .
O evento é co-organizado pelas Agências Nacionais dos programas europeus para jovens da Finlândia (anfitriã), Croácia, Alemanha, França, Portugal e Eslovénia (co-anfitriões), bem como co-financiada pela Movetia (Agência Suíça para intercâmbio e mobilidade). A Coordenação da Rede RAY (na Agência Nacional Finlandesa) lidera e coordena o processo de preparação e implementação da conferência em cooperação com a equipe de pesquisa transnacional RAY.
A conferência faz parte do calendário de eventos europeus do Ano Europeu da Juventude.
Aceda aqui a mais informação, incluindo nota conceptual e programa.