«Conferência Recuperação do Trabalho com Jovens», 13 a 16 de junho – 2022, Helsínquia, Finlândia

Integrada no Ano Europeu da Juventude, a  Conferência Recuperação do Trabalho com Jovens reunirá políticas, práticas e pesquisas e discutirá os efeitos da pandemia e crise do coronavírus no campo do trabalho com jovens (e seus respetivos atores) em toda a Europa.

O evento acontecerá de 13 a 16 de junho de 2022, em Helsínquia, Finlândia, terá a duração aproximada de dois dias e meio, com chegada e início ao final da tarde do dia 13 de junho e término no dia 15 de junho à noite (saída no dia 16).

Tem como objetivo principal explorar as evidências sobre as necessidades de apoio à animação juvenil na Europa, por um lado, e as opções de apoio disponíveis para a animação juvenil na Europa, por outro. Pretende-se pois identificar lacunas nas medidas de apoio já existentes, bem como mecanismos específicos e concretos necessários (além dos existentes).

Outros objetivos da conferência:

  • discutir o papel dos programas europeus de juventude no reforço do apoio pós-pandemia no trabalho com jovens;
  • formular recomendações de ação claras para os atores relevantes sobre como melhorar, fortalecer e ampliar o apoio pós-pandemia e o desenvolvimento do trabalho com jovens em toda a Europa.

Como sequência desta conferência, está prevista a dinamização de um dia, em setembro, em que as recomendações para a recuperação da animação juvenil sejam divulgadas e discutidas a nível europeu, nacional e regional. Além disso, as delegações nacionais e as partes interessadas europeias são incentivadas a desenvolver abordagens estratégicas e atividades concretas nos seus contextos.

Participantes

A Conferência Recuperação do Trabalho com Jovens procura envolver e convidar vários atores e partes interessadas do setor europeu do trabalho jovem da prática, política e pesquisa.

Os/as participantes da conferência devem estar já a trabalhar na conceção e desenvolvimento desta área, ou envolvidos na implementação de programas de recuperação para o trabalho com jovens, de maneira a poderem contribuir significativamente para a conferência, seja do ponto de vista da política, da prática, da programação e/ou pesquisa .

O evento é co-organizado pelas Agências Nacionais dos programas europeus para jovens da Finlândia (anfitriã), Croácia, Alemanha, França, Portugal e Eslovénia (co-anfitriões), bem como co-financiada pela Movetia (Agência Suíça para intercâmbio e mobilidade). A Coordenação da Rede RAY (na Agência Nacional Finlandesa) lidera e coordena o processo de preparação e implementação da conferência em cooperação com a equipe de pesquisa transnacional RAY.

A conferência faz parte do calendário de eventos europeus do Ano Europeu da Juventude.

Aceda aqui a mais informação, incluindo nota conceptual e programa.

Atualizado em: 18/05/2022