«Conferência sobre o Futuro da Europa» conclui trabalhos e apresenta relatório europeu

Ontem, Dia da Europa, os/as presidentes do Parlamento Europeu, da Comissão e do Conselho receberam o relatório final com propostas para reformar a UE.

Na cerimónia de encerramento, ontem, em Estrasburgo, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, o presidente francês Emmanuel Macron, em nome da Presidência do Conselho, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, receberam dos copresidentes da Comissão Executiva da Conferência o relatório sobre o respetivo resultado.

Esta jornada sem precedentes de um ano de discussão, debate e colaboração entre cidadãos e políticos, culminou num relatório centrado em 49 propostas, que incluem objetivos concretos e mais de 320 medidas para as instituições da UE acompanharem, sobre nove temas:

  • Alterações climáticas e ambiente;
  • Saúde;
  • Uma economia mais forte,
  • Justiça social e emprego;
  • UE no mundo;
  • Valores e direitos, estado de direito, segurança;
  • Transformação digital;
  • Democracia europeia e migração;
  • Educação, cultura, juventude e desporto.

As propostas baseiam-se em recomendações feitas por cidadãos que se reuniram nos Painéis de Cidadãos Europeus, Painéis de Cidadãos Nacionais e contribuíram com as suas ideias na Plataforma Digital Multilingue.

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, afirmou: «Os cidadãos – especialmente os jovens – estão no centro da nossa visão para o futuro da Europa. Eles moldaram diretamente o resultado da Conferência. Estamos num momento decisivo da integração europeia e nenhuma sugestão de mudança deve ser proibida. Não devemos ter medo de liberar o poder da Europa para mudar a vida das pessoas para melhor.»

A presidente Ursula von der Leyen afirmou, a este propósito: «Democracia, paz, liberdade individual e económica. É isso que a Europa representa hoje quando a guerra recrudescer no nosso continente. Este é o cerne da Conferência sobre o futuro da Europa. A União Europeia tem de continuar a corresponder às expectativas dos cidadãos europeus. Hoje, a sua mensagem foi recebida em alto e bom som.»

Ao longo do último ano, através de uma multiplicidade de eventos e debates organizados em toda a UE, painéis de cidadãos europeus, painéis de eventos nacionais, reuniões plenárias e intercâmbios na Plataforma Digital Multilingue dedicada, a Conferência tornou-se um fórum verdadeiramente aberto para discutir a Europa que queremos para viver. Permitiu um debate transparente, inclusivo e estruturado com os cidadãos europeus sobre as questões que são relevantes para eles e para o seu futuro.

Próximos passos
As três instituições examinarão agora a forma de dar seguimento eficaz a estas propostas, cada uma no seu âmbito de competência e em conformidade com os Tratados.

Um evento de feedback será realizado, para atualizar os cidadãos da UE, no outono de 2022.

Aceda aqui ao «Relatório Europeu da Conferência sobre o Futuro da Europa».

©EU 2022 – EP

Atualizado em: 10/05/2022