#DiscoverEU, nova ronda de candidaturas

DiscoverEU faz agora parte da família do Programa Erasmus+! Conhece as novidades e amplia o teu horizonte para mais países do que nunca. São 35 000 passes para os residentes legais de Estados-membros da União Europeia.

Se tens 18 anos e és residente legal num dos Estados-membros da UE ou de países terceiros associados ao Erasmus+, prepara-te para explorar a Europa! Agora, parte da família do Programa Erasmus+ e a contribuir para o Ano Europeu da Juventude, 2022, com muito mais passes e oportunidades de viagem!

DiscoverEU é um programa da União Europeia que te dá a oportunidade de descobrir a Europa através de experiências de aprendizagem. Viajando predominantemente de comboio (há exceções para quem mora em ilhas ou em áreas remotas), descobrirás as paisagens deslumbrantes da Europa e sua variedade de cidades e vilas. Podes inscrever-te durante as duas rondas de candidaturas que ocorrem a cada ano. Os candidatos aprovados são premiados com um passe de viagem.

Como residente de 18 anos da União Europeia ou de um dos países terceiros associados ao Programa Erasmus+ como Islândia, Liechtenstein, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia e Turquia, DiscoverEU oferece-te a oportunidade de participar numa experiência de viagem que te permitirá explorar a diversidade da Europa, aprender sobre a sua herança cultural e história e ligares-te a pessoas de todo o continente. Além disso, DiscoverEU permite-te, como jovem, desenvolver conhecimentos para a vida e de valor para o teu futuro, como independência, confiança e abertura a outras culturas.

A partir da primeira ronda de candidaturas de 2022, os participantes selecionados receberão um cartão de desconto DiscoverEU com descontos em visitas culturais, atividades de aprendizagem, desporto, transporte local, alojamento, alimentação, etc.

Próxima ronda
Mais de 130 000 jovens receberam um passe de viagem desde a primeira ronda de candidaturas em junho de 2018. Outra ronda acontecerá entre quinta-feira, 7 de abril de 2022, às 12h (CEST) e quinta-feira, 21 de abril de 2022, às 12h (CEST) .

Para seres elegível, precisas:

  • ter nascido entre 1 de julho de 2003 (inclusive) e 30 de junho de 2004 (inclusive) ;
  • preencher corretamente o número do bilhete de identidade, passaporte ou cartão de residência legal no formulário de candidatura online;
  • ser residente legal, no momento da decisão de seleção, num dos seguintes países: um dos Estados-Membros da União Europeia, incluindo Países e Territórios Ultramarinos (PTU), ou um dos países terceiros associados ao programa Erasmus+ – Islândia, Liechtenstein, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia e Turquia.

Se fores selecionado/a, poderás viajar por um período mínimo de um dia e até 30 dias, entre 1 de julho de 2022 e 30 de junho de 2023 .

Se tiveres uma deficiência ou um problema de saúde que torne a viagem desafiadora, receberás assistência e apoio para te ajudar a participar no programa.

És muito jovem para participares nesta ronda? Não te preocupes! Haverá uma ronda no outono e na primavera todos os anos.

Podes viajar com os teus amigos. Tudo depende de ti. Podes ir sozinho, ou adicionar até quatro amigos no teu grupo, desde que tenham em conta as condições de elegibilidade acima descritas. Eles devem usar o respetivo código de inscrição para enviar a sua própria candidatura.

Podes também combinar planos de viagem com outros viajantes DiscoverEU. O grupo DiscoverEU no Facebook é uma boa plataforma que serve para isso. Junta-te ao grupo agora para conversar com outros participantes.

Uma vez selecionado, as Agências Nacionais Erasmus+ ajudam-te a estares ligado/a e a aprender, com a organização de reuniões de pré-partida e encontros de viajantes.

Existe um mundo inteiro lá fora. Arruma a tua mochila, com o/a teu/tua melhor amigo/a e vai.

Sabe mais aqui.

Atualizado em: 25/03/2022