Estratégia europeia para a juventude: participa!

Promover a participação dos jovens na vida democrática.

A UE elaborou uma Estratégia da UE para a Juventude, quer que os jovens se envolvam e participem ativamente na democracia e na sociedade. Pretende-se que os jovens digam o que é importante para eles, participando no Diálogo da UE com a Juventude.

A Estratégia da UE para a Juventude constitui o quadro de cooperação da UE no domínio da política da juventude para 2019-2027, com base na resolução do Conselho de 26 de novembro de 2018.

Centra-se em três domínios de ação fundamentais, em três palavras: Envolver, Ligar e Capacitar. Também trabalhando simultaneamente na prática conjunta em todos os setores.

Durante o processo do diálogo de 2017-2018, que envolveu jovens de toda a Europa, foram formulados 11 Objetivos para a Juventude Europeia. Estes objetivos identificam domínios intersectoriais que afetam as vidas dos e das jovens e apontam desafios. A Estratégia da UE para a Juventude deverá contribuir para concretizar esta visão dos jovens.

São os seguintes os 11 objetivos:

  1. Ligando a UE com a Juventude
  2. Igualdade para Todos os Géneros
  3. Sociedades Inclusivas
  4. Informação e Diálogo Construtivo
  5. Saúde mental e bem-estar
  6. Destacar a juventude rural
  7. Emprego de qualidade para todos
  8. Aprendizagem de qualidade
  9. Espaço e Participação para Todos
  10. Europa Verde Sustentável
  11. Organizações Juvenis e Programas Europeus

Participa e sabe mais aqui:

  1.  A UE elaborou uma Estratégia da UE para a Juventude e deseja que os jovens envolvam e participem ativamente na democracia e na sociedade. Queremos que os jovens nos digam o que é importante para eles, participando no Diálogo da UE com a Juventude.
  2. A UE elaborou uma Estratégia da UE para a Juventude e deseja que os jovens envolvam e participem ativamente na democracia e na sociedade. Queremos que os jovens nos digam o que é importante para eles, participando no Diálogo da UE com a Juventude.

Atualizado em: 17/02/2022