I Encontro Ibero-Insular de Informadores Juvenis reúne 200 jovens em Mollina

Com selo AEJ, o evento tem lugar entre 26 de junho e  30 de junho e reúne 200 jovens no Centro de Juventude Euro-Latino-Americano (CEULAJ), em Mollina, Málaga.

O IPDJ coordena a participação da comitiva portuguesa, composta por 30 participantes, oriundos das cinco regiões de Portugal continental e da Região Autónoma da Madeira.

O evento integra a campanha Democracia Aqui, Democracia Agora, do Conselho da Europa, e realiza-se no âmbito do Ano Europeu da Juventude, que em 2022 coloca o foco na importância da juventude europeia na construção de um futuro mais ecológico, inclusivo e digital.

É organizado em parceria, pela Direção-Geral da Juventude da Comunidade de Madrid, o Instituto Andaluz da Juventude (IAJ), o Instituto Valenciano da Juventude (IVAJ), a Direcção-Geral da Juventude da Região de Múrcia e o Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ).

Os protagonistas do encontro são informadores/as juvenis: jovens que, voluntariamente, divulgam informação fiável e de qualidade em centros educacionais, centros de informação, associações juvenis, locais de lazer e recreação, etc. Atuam como intermediários entre serviços de informação para jovens e jovens nos seus ambientes, recolhendo as suas preocupações e preferências e fornecendo-lhes informação de interesse sobre ofertas de emprego, bolsas de estudo, cursos, concursos, cidadania digital, etc.

Este evento conta com a presença de 200 jovens entre os 14 e os 25 anos de Portugal, de
todas as Comunidades Autónomas de Espanha (exceto Extremadura, La Rioja e País Basco), e Ceuta. Além destes, estarão presentes técnicos, formadores e monitores-acompanhantes, e representantes do Instituto da Juventude (INJUVE) e da Agência Europeia de Informação e Aconselhamento para Jovens (ERYICA).

O principal objetivo da iniciativa é facilitar a jovens de diferentes partes de Espanha e Portugal espaço para partilharem experiências relacionadas com seu trabalho como facilitadores e para criar e fortalecer laços pessoais.

Além disso, espera-se que sejam capazes de propor boas práticas de intervenção, projetar campanhas informativas que alcancem todos os setores da juventude e que estejam  ativamente envolvidos nas políticas de juventude.

Por tudo isso, durante os quatro dias que dura o encontro, serão realizadas atividades educacionais e recreativas, como mesas de diálogo, análise de programas regionais, eventos interculturais ou uma visita à cidade de Málaga.

Centro Juvenil Euro-Latino-Americano, localizado em Mollina, é o centro de recursos
e atividades onde este evento será realizado. Dependente do INJUVE, pelas suas
instalações passam anualmente milhares de jovens de diferentes países e profissionais
 de juventude. Foi inaugurado em 1992, está ligado aos valores e políticas do Conselho da Europa e está disponível para receber eventos relacionados com informação para jovens.

Siga o evento nas redes sociais do IPDJ! Bom Encontro a tod@s!

Atualizado em: 26/06/2022