Jovens europeus dizem «Decisores europeus, levem as nossas ideias em frente!»

O que pensam os jovens sobre o futuro da Europa?

Depois de reunir milhares de ideias, em 30 países, jovens ativistas de toda a Europa têm trabalhado juntos para encontrar a resposta. O desafio é agora fazer com que os decisores europeus aceitem estas ideias.

«Sonhem grande, foquem-se no longo prazo e não tenham medo de mudanças radicais». Estas são as mensagens que os jovens querem enviar aos decisores na Europa, na sequência de uma ampla consulta realizada pelo projeto The 25 Percent. Mais de 4 000 ideias foram recolhidas até agora, oferecendo aos jovens soluções e propostas sobre todos os tipos de questões que os afetam a nível local, bem como sobre desafios nacionais e europeus.

Faltando apenas alguns meses para a Conferência sobre o Futuro da Europa chegar às suas conclusões finais nesta primavera, os The 25 Percent estão determinados a garantir que as vozes, opiniões e ideias dos/as jovens sejam incluídas.


As milhares de ideias recolhidas foram reunidas e resumidas no relatório do The 25 Percent, Change Starts with Us . O relatório apresenta a visão dos jovens para a mudança na Europa, agrupada em grandes áreas temáticas como: as alterações climáticas, a educação, a democracia e a economia.

Jovens ativistas de toda a Europa foram convidados a analisar os resultados da consulta aos jovens e a partir daí formular propostas sólidas que serão apresentadas à Conferência sobre o Futuro da Europa.

Para muitos/as jovens envolvidos no processo, foi um raro momento em que puderam expressar diretamente as suas esperanças para o futuro e perceber que a ação a nível europeu também pode ser um caminho para a mudança. No geral, as questões que os jovens queriam levantar com os tomadores de decisão europeus eram variadas e ambiciosas, desafiando-os a chegar mais alto e pensar maior.

Por exemplo, um inquirido partilhou: «Quero ver transportes públicos melhores e mais baratos para as zonas rurais em toda a Europa para as tornar menos isoladas e mais inclusivas».

Outro contribuiu com o seu desejo, que «num futuro próximo, muito mais jovens [devem] ter acesso, e não se envergonhem em procurar especialistas em saúde mental».

Embora representem cerca de 25% da população europeia, os jovens enfrentam muitas barreiras para terem uma palavra a dizer sobre o futuro da Europa.

A consulta fez questão de ir além dos mais próximos do projeto europeu, assegurando o envolvimento com os jovens que, de outra forma, teriam menos oportunidades de participação.

Para alcançar essa diversidade, The 25 Percent trabalhou em conjunto com os Conselhos Nacionais da Juventude da Áustria, Bulgária, Chipre, Irlanda e Espanha, bem como com as organizações internacionais ESN, Phiren Amenca, Fórum Europeu de Deficiência, FEMYSO e Rural Youth Europe, para envolver jovens em diferentes situações de vida.

No entanto, para que a Conferência sobre o Futuro da Europa seja um sucesso, não deve desiludir estes jovens. Os líderes europeus devem provar aos/às jovens que suas vozes são importantes. Depois de mobilizar os cidadãos para se envolverem, contribuírem e fazerem parte do quadro maior, o caminho para a mudança não pode parar por aí. Todos/as os/as que participaram, seja por meio de eventos, debates, ou simplesmente apresentando uma ideia, precisam ver que contribuíram para que decisões reais saíssem das propostas finais da Conferência.

«Decisores em toda a Europa, estão prontos para levar em frente as nossas ideias e dar aos/às jovens o futuro que merecem? Um futuro seguro, justo, sustentável e livre? A agenda que os/as jovens propõem para o futuro da Europa é ambiciosa, mas estão prontos, dispostos e capazes de assumir responsabilidades, porque ‘a mudança começa por nós’».

Créditos | Fórum Europeu de Juventude

Atualizado em: 25/03/2022