Lançamento do Ano Europeu da Juventude em Portugal sob o lema «Ouvir e agir pela juventude»

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, vão estar presentes na cerimónia de apresentação do Ano Europeu da Juventude (AEJ), que vai decorrer esta segunda-feira, dia 21 de março, na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, em Leiria, pelas 10h30.

A sessão começará com uma abordagem às atividades já calendarizadas para o AEJ, apresentadas pelo Coordenador Nacional do AEJ e vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Carlos Pereira; pelo presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis, Tiago Rego; e pelo Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Rui Oliveira. Segue-se um momento de diálogo com jovens, com recurso a plataformas digitais e no qual a conversa irá recair nas prioridades da juventude para a Europa e o grande desafio da transição ambiental (alterações climáticas/ambientais).


No âmbito deste Ano Europeu, dar-se-á início a um processo de reflexão participativa e participada acerca da construção do futuro da Europa, com quatro objetivos principais: destacar a forma como as transições ecológica e digital proporcionam oportunidades à juventude; ajudar as pessoas jovens a tornarem-se cidadãs ativas e empenhadas; promover oportunidades ao alcance das pessoas jovens; e integrar uma perspetiva de juventude nas políticas do País e da União Europeia.

Do vasto conjunto de iniciativas que vão decorrer ao longo de 2022, algumas especialmente dirigidas às escolas, destaca-se o Prémio Letras e Imagens, que visa promover, junto de alunos do 3.º ciclo do ensino básico, uma criação literária ou artística alusiva ao Ano Europeu da Juventude, premiando os trabalhos mais criativos e inovadores.


Nesta sessão será lançado o desafio a toda a comunidade educativa para que promova, por sua iniciativa ou em cooperação com as organizações de juventude, ações descentralizadas em ambiente escolar – conferências, debates, tertúlias, entre outros, podendo contar com o apoio por parte do IPDJ e da FNAJ.
O AEJ foi proposto pela Comissão Europeia e aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia em dezembro de 2021. As pessoas jovens passaram por grandes dificuldades durante a pandemia de COVID-19, pelo que o AEJ procurará colocar em evidência a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor.


Para esclarecimento de dúvidas, dinamização ou apoio na organização de eventos e atividades, o contacto deverá ser feito através do seguinte endereço de e-mail: anoeuropeujuventude@ipdj.pt.

Aceda ao evento de lançamento do Ano Europeu da Juventude aqui.

Atualizado em: 21/03/2022