Torna-te um/a «Jovem Embaixador/a da Bioeconomia»

Tens entre 18 e 35 anos e experiência ou forte interesse em bioeconomia e/ou áreas afins à bioeconomia (sistemas alimentares, silvicultura, alterações climáticas…)? Gostarias de contribuir para a transição sustentável e circular da Europa? Inscreve-te até 13 de junho – 23h59 CET para participar no programa.

O papel dos/as embaixadores/as é fundamnetal neste programa. Os/as jovens embaixadores lideram pelo exemplo, informam e inspiram as suas comunidades em bioeconomia circular sustentável e áreas relacionadas com a bioeconomia (por exemplo, sistemas alimentares, silvicultura, agricultura, pesca, setores de base biológica, soluções baseadas na natureza, bio economia azul, desenvolvimento rural, serviços ecossistémicos, alterações climáticas, biotecnologia…).

São indivíduos dedicados ou grupos de indivíduos ansiosos para chegar às comunidades, estudantes e sociedade civil, em envolver os decisores, em sensibilizar nos social media para o papel da bioeconomia na vida de todos.

Chegam mais facilmente às comunidades juvenis e apoiam os processos em curso relacionados com a juventude e a educação na União Europeia.

Espera-se que os/as Jovens Embaixadores/as da Bioeconomia cumpram um mandato de até dois anos.

Os/as Embaixadores/as irão:

  • Participar no Summer Camp, de 25 a 27 de julho de 2022, em Bruxelas;
  • Participar na formação (bioeconomia da UE e atividades de comunicação e divulgação), planearão as suas atividades futuras como Embaixadores da Bioeconomia e começarão a trabalhar em diferentes sessões da Conferência de alto nível da Bioeconomia, que vai decorrer de 6 a 7 de outubro de 2022, em Bruxelas;
  • Apoiar a Comissão Europeia na conceção do conteúdo das sessões e contribuir para a introdução e conclusões das sessões;

Também podem auxiliar na seleção dos vencedores do concurso criativo Bioeconomia na minha vida. Esta competição será lançada nas próximas semanas.

Vão também participar em diversos eventos para levar a voz da juventude e da bioeconomia.

Perfil do/a Embaixador/a
O jovem embaixador deve estar comprometido em fazer mudanças positivas e ser apaixonado por bioeconomia. Deve ter experiência ou forte interesse em bioeconomia ou áreas relacionadas com a bioeconomia. Um embaixador pode ser empreendedor, inovador, estudante do ensino médio, faculdade, universidade ou escola profissional, artista, profissional, investigador e académico, formulador de políticas, líder sem fins lucrativos, jornalista, influenciador nos social media…

Deve ser bom comunicador/a e estar disposto/a a usar blogs/vídeos/postagens de social media/performances e artigos escritos para aumentar a consciencialização sobre a importância da bioeconomia.
Deve sentir-se à vontade a falar em público ou expressar os seus pontos de vista de forma coerente, por escrito ou em qualquer outra forma de expressão.

Deve também:

  • Comunicar fluentemente em inglês;
  • Ser um indivíduo ou grupo de indivíduos (máximo 3 pessoas podem representar um grupo);
  • Ter entre 18 e 35 anos;
  • Ser residente legal num dos 27 países da UE;
  • Estar empenhado em dar tempo ao programa.


Benefícios de ser um Embaixador
São muitas as vantagens que esta iniciativa te oferece:

  • Possibilidade de participar na transição da sustentabilidade da Europa de forma prática e trazeres as tuas próprias ideias,
  • Dar visibilidade à tua ação na área da bioeconomia nos eventos de Bioeconomia e nas contas de social media da DG Pesquisa e Inovação,
  • Participação no Summer Camp e na Conferência de Alto nível da Bioeconomia (custos de viagem e alojamento são cobertos);
  • Apoio na comunicação, por exemplo formação no acampamento de verão;
  • Reconhecimento do teu papel pela Comissão Europeia;
  • Apoio dos pares, de outros Jovens Embaixadores da Bioeconomia e apoio da equipa de Bioeconomia da Comissão Europeia;
  • Direito a certificado, que será entregue aos Embaixadores durante a cerimónia de premiação durante a Conferência.

Inscrições
Inscreve-te aqui até 13 de junho, 23h59 CET, com teu currículo e preenche o formulário de inscrição.

Os Jovens Embaixadores selecionados serão informados até o final de junho.
Em caso de dúvidas, envia um e-mail para RTD-BIOECONOMIA@ec.europa.eu

Atualizado em: 24/05/2022