Estes manuais pretendem identificar sinergias, tornar comum a todas as entidades a necessidade de
comunicar de forma eficaz, pragmática e uniforme o Ano Europeu da Juventude. O IPDJ acaba de os disponibilizar online para consulta e descarregamento, na área de recursos do site nacional AEJ.
A estratégia de comunicação do AEJ pretende promover a sensibilização, o reforço da literacia sobre cidadania europeia, bem como o debate de ideias da jovem geração para uma Europa para jovens. Esta iniciativa traduz-se num impulso à participação jovem na vida em sociedade e deve, acima de tudo, criar lastro para que os seus impactos sejam sentidos além de 2022.
Ao fazê-lo, o Ano Europeu da Juventude incentiva todos os seus parceiros a continuarem a trabalhar juntos na formulação de melhores políticas e mais orientadas para as pessoas jovens, bem
como potenciarem novas oportunidades para os/as jovens da Europa. As entidades promotoras de atividades/iniciativas no âmbito do AEJ terão a oportunidade de fazer a diferença na área da Juventude da Europa.
As atividades (eventos e iniciativas políticas) do AEJ devem promover um debate inclusivo e acessível sobre os desafios, designadamente o impacto da pandemia de COVID-19, com que se deparam. Devem ser, ainda, complementadas com campanhas de informação e sensibilização de modo a fomentar o contributo ativo dos/as jovens para a construção de uma sociedade mais inclusiva, ecológica e digital, e promover programas, oportunidades de financiamento, projetos, ações e redes de interesse para os/as jovens.
Os objetivos de Comunicação deste Ano Internacional da Juventude devem:
- Destacar a importância do AEJ junto da juventude portuguesa para construir um futuro melhor –
mais verde, mais inclusivo e mais digital; - Divulgar oportunidades para aprender, partilhar, conhecer pessoas e participar em atividades
por toda a Europa; - Reforçar a confiança e esperança numa perspetiva pós-pandemia.
O Manual de Comunicação, aqui disponibilizado, encoraja os parceiros a participarem na comunicação do AEJ, organizando eventos e usando os meios digitais e outros, para divulgar, partilhar, comentar e interagir nas publicações realizadas. São apresentadas indicações e sugestões que deverão ser seguidas por forma a garantir uma comunicação eficaz, coerente e objetiva: por exemplo, os canais de comunicação, o tom de voz a ser utilizado, a importância das identificações (tags e hashtags) para alcançar público e criar envolvimento, assim como templates criados para a divulgação dos princípios e valores do AEJ.
O Manual de Normas Gráficas, aqui disponível, veicula as diretrizes visuais que foram desenvolvidas para ajudar a implementar a comunicação ativa em torno do Ano Europeu da Juventude. Inclui, por exemplo, a identidade visual, um logótipo (disponível em 28 idiomas e 7 formatos) e um conceito visual para a elaboração de materiais de comunicação, de forma a criar uma campanha coerente em toda a União Europeia, comunicando com uma voz/imagem reconhecível.
Convidamos todos e todas a usar estes manuais.
Em caso de dúvidas, ou pedidos de apoio, contacte-nos via e-mail: anoeuropeudajuventude@ipdj.pt